MenoDicionário

O menodicionário ajuda a explicar, de forma simples, os termos mais importantes sobre menopausa e saúde da mulher. É um recurso útil para facilitar a compreensão dos conteúdos do website.

A

  • Amenorreia
    Amenorreia
    Ausência de menstruação durante a idade reprodutiva (ou seja, que não está relacionada com a menopausa).
  • Andrógenios
    Andrógenios
    Grupo de hormonas que promovem o desenvolvimento e a manutenção das características sexuais secundárias masculinas. São produzidos em menores quantidades nas mulheres e são importantes na síntese de estrogénios. Também desempenham um papel na função sexual, massa e força musculares, densidade óssea, distribuição do tecido adiposo, energia e bem-estar psicológico.
  • Aterosclerose
    Aterosclerose
    Doença caracterizada pelo estreitamento das artérias devido à formação de placas de colesterol e cálcio no seu interior, o que dificulta a circulação sanguínea e pode até bloqueá-la por completo. Quando a aterosclerose afeta as artérias coronárias, pode provocar angina de peito ou mesmo um enfarte do miocárdio. Quando se desenvolve nas artérias do cérebro, pode resultar em alterações de memória, tonturas ou até causar um acidente vascular cerebral (ou AVC).
  • Atrofia vaginal
    Atrofia vaginal
    Condição em que a perda de estrogénios causa o afinamento, secura e perda de elasticidade dos tecidos da vulva e do revestimento vaginal. Essa redução nas secreções vaginais resulta em menor lubrificação.

C

  • Ciclo menstrual
    Ciclo menstrual
    Refere-se às alterações cíclicas que ocorrem no útero e nos ovários, durante as quais um óvulo se desenvolve no ovário, o revestimento do útero se torna mais espesso e o óvulo é liberado para o útero. Se o óvulo não for fertilizado, o revestimento do útero é eliminado durante a menstruação, e o ciclo recomeça. Este ciclo tende a tornar-se irregular durante a perimenopausa e cessa completamente na menopausa.

D

  • Demência
    Demência
    Declínio gradual na função cognitiva resultante de lesão ou doença do cérebro antes do envelhecimento cognitivo normal.
  • Dislipidemia
    Dislipidemia
    Condição em que ocorrem níveis anormais de lípidos (colesterol e triglicerídeos) no sangue.
  • Doenças cardiovasculares
    Doenças cardiovasculares
    Termo abrangente que designa todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. As doenças cardiovasculares são de vários tipos, sendo as mais preocupantes a doença das artérias coronárias e a doença das artérias do cérebro. Quase todas são provocadas por aterosclerose.

E

  • Endométrio
    Endométrio
    Revestimento do útero.
  • Estrogénios
    Estrogénios
    Os estrogénios são hormonas sexuais femininas essenciais para o desenvolvimento sexual e reprodutivo da mulher. Embora a maior parte seja produzida nos ovários, também podem ser sintetizados em tecidos como as glândulas suprarrenais e o tecido adiposo. Existem três tipos principais de estrogénios: o estradiol, que é o mais potente e dominante durante os anos reprodutivos; a estrona, que se torna predominante após a menopausa; e o estriol, que é o estrogénio predominante durante a gravidez. Para além das suas funções reprodutivas, os estrogénios exercem efeitos significativos na saúde cardiovascular, ajudando a proteger o coração, na manutenção da densidade óssea, na elasticidade e hidratação da pele, e na função cognitiva, entre outros.
  • Estrogénios transdérmicos
    Estrogénios transdérmicos
    Terapêutica com estrogénios sob prescrição médica que é administrada através da pele, diretamente para a corrente sanguínea, utilizando adesivos cutâneos ou formas tópicas como cremes ou géis.
  • Estrogénios vaginais
    Estrogénios vaginais
    Terapêutica com estrogénios sob prescrição médica que é aplicada diretamente na vagina para o tratamento da secura e atrofia da vulva e da vagina.

F

  • Folículos
    Folículos
    São estruturas presentes nos ovários que armazenam, nutrem e protegem os óvulos (ou ovócitos), as células reprodutivas femininas. Formam-se durante a vida embrionária, antes do nascimento, o que significa que já nascemos com um número definido de folículos. A cada ciclo menstrual, um folículo amadurece e liberta um óvulo durante a ovulação.
  • Função cognitiva
    Função cognitiva
    A função intelectual consciente que engloba atividades como a memória, a capacidade de aprendizagem, o raciocínio, a linguagem e a resolução de problemas.

H

  • Histerectomia
    Histerectomia
    Remoção cirúrgica do útero. Após a histerectomia, a mulher deixará de poder ter filhos e não terá mais períodos menstruais. Se a histerectomia ocorrer antes da menopausa, os ovários continuarão a funcionar.

I

  • Insuficiência ovárica prematura
    Insuficiência ovárica prematura
    Perda da função ovárica antes dos 40 anos. Acontece em 1-3,5% das mulheres e está associada a riscos para a saúde a longo prazo se não for corrigida.

M

  • Menopausa
    Menopausa
    A menopausa marca o fim permanente da menstruação e da fertilidade feminina, resultando de uma diminuição natural da função dos ovários. A menopausa é definida como a última menstruação, confirmada após 12 meses consecutivos sem períodos menstruais.
  • Menopausa cirúrgica
    Menopausa cirúrgica
    Menopausa que ocorre como resultado da remoção cirúrgica de ambos os ovários. Pode provocar um início súbito dos sintomas da menopausa.
  • Menopausa induzida ou iatrogénica
    Menopausa induzida ou iatrogénica
    Menopausa que ocorre como resultado de intervenções médicas que afetam a função dos ovários. As causas mais comuns são a remoção cirúrgica dos ovários, quimioterapia, radioterapia e alguns tratamentos hormonais.
  • Menopausa precoce
    Menopausa precoce
    Menopausa que ocorre entre os 40 e 44 anos. Afeta cerca de 12% das mulheres.
  • Menopausa tardia
    Menopausa tardia
    Menopausa que ocorre depois dos 54 anos.

O

  • Ooforectomia
    Ooforectomia
    Remoção cirúrgica de um ou ambos os ovários.
  • Ovários
    Ovários
    Órgãos reprodutivos femininos que armazenam os óvulos e produzem hormonas como estrogénios, progesterona e testosterona.

P

  • Perimenopausa
    Perimenopausa
    Fase da vida reprodutiva que se inicia com as irregularidades do ciclo menstrual e termina 12 meses após a última menstruação. Pode prolongar-se por vários anos e é marcada por variações hormonais significativas, associadas a sintomas como afrontamentos, alterações de humor e distúrbios do sono, entre outros.
  • Pós-menopausa
    Pós-menopausa
    Fase que começa após a última menstruação e dura até ao fim da vida.
  • Progesterona
    Progesterona
    A progesterona é uma hormona produzida principalmente pelos ovários após a ovulação, desempenhando um papel fundamental na preparação do revestimento do útero (endométrio) para uma possível gravidez. Após a ovulação, os níveis de progesterona aumentam, promovendo a maturação do endométrio, tornando-o mais espesso e nutrido, de forma a acolher um óvulo fertilizado. Se não ocorrer fertilização, os níveis de progesterona diminuem, o que desencadeia a menstruação e o recomeço do ciclo menstrual. Além de sua função reprodutiva, a progesterona também influencia o equilíbrio hormonal, o humor e o sono. Durante a perimenopausa, os níveis de progesterona tendem a diminuir significativamente, resultando em ciclos menstruais irregulares e contribuindo para sintomas como alterações do humor e do sono.

S

  • Secura vaginal
    Secura vaginal
    Lubrificação insuficiente da vagina causada por baixos níveis de estrogénios, medicação ou falta de excitação sexual.
  • Síndrome Geniturinária da Menopausa
    Síndrome Geniturinária da Menopausa
    Termo médico que descreve os sinais e sintomas vaginais e urinários relacionados com a menopausa, incluindo atrofia vaginal, secura vaginal, incontinência urinária e infeções urinárias recorrentes.
  • Sintomas vasomotores da menopausa
    Sintomas vasomotores da menopausa
    Termo médico para os calores e suores noturnos que acontecem durante a perimenopausa e início da pós-menopausa.

T

  • Terapêutica Hormonal
    Terapêutica Hormonal
    Tratamento que consiste na administração de hormonas sexuais para aliviar os sintomas da menopausa e proteger a saúde a longo prazo.
  • Testosterona
    Testosterona
    Hormona sexual masculina presente em menores quantidades nas mulheres. Nas mulheres, a testosterona é produzida principalmente pelas glândulas suprarrenais e ovários. Tem um papel no desejo sexual, saúde óssea, muscular, energia e humor.

U

  • Útero
    Útero
    Órgão reprodutivo feminino onde o bebé se desenvolve durante a gravidez. A cada ciclo menstrual, se não ocorrer gravidez, o revestimento do útero é eliminado na menstruação.

V

  • Vulva
    Vulva
    Conjunto das partes externas dos órgãos genitais femininos, incluindo os grandes e pequenos lábios, clitóris e abertura da vagina e uretra.